domingo, 5 de setembro de 2010

CASAQUINHO DE LÃ PARA BEBÊ.

Meninas, pra quem gostou do casaquinho que eu postei aqui, estou passando a receita já adaptada por mim, pois na execução percebi que a receita estava com alguns erros.

O bom da gente adaptar a receita é que facilitamos um pouco às nossas necessidades.

No meu caso, quanto mais rápido e fácil melhor. Não que seja menos bonito, mas todos os casaquinhos que estou fazendo são para doação, e os bebês não podem esperar.

Nesse caso, simplifico a receita fazendo um ponto bem fácil, mas vocês podem fazê-lo com qualquer ponto fantasia.

Para quem não viu, fica bem parecido com esse aqui.

Só não estou postando o adaptado porque dei e esqueci de tirar fotos. Mas, realmente, é bem parecido.

O casaquinho serve de recém-nascidos até 06 meses.

Agulhas para tricô número 3 e 3,5.

Lã para bebê. (1 novelo de 100 g ou 3 de 40 g)

EXECUÇÃO DO TRABALHO

COSTAS

Na agulha 3 monte 63 pontos e trabalhe 10 carreiras em barra 1/1 (1 tricô e 1 meia).
Mude para a agulha 3,5 e continue trabalhando no ponto fantasia de sua preferência. (Vou postar a receita do ponto fantasia que usei no final)
A 21 cm do início, comece arrematar nos dois lados, pelo avesso do trabalho, a cada duas carreiras, 1 vez 3pjt (pjt= pontos juntos em tricô), 1 vez 2pjt e 1 vez 1 ponto em mate simples, para a formação das cavas das mangas.

Mais explicadinho: Comece a carreira (avesso) fazendo 3 pontos juntos em tricô, continue no ponto que você estava fazendo, e, nos últimos 3 pontos da carreira, trabalhe 3 pontos juntos em tricô.

A próxima carreira, lado direito do trabalho, será no ponto fantasia que você estiver fazendo.

No avesso, faça 2 pontos juntos em tricô, continue no ponto que estava fazendoe, nos últimos dois pontos da carreira, trabalhe 2 pontos juntos em tricô.

A próxima carreira, lado direito do trabalho, será no ponto fantasia que estiver fazendo.

No avesso, faça arrematação de 1 ponto com mate simples (trabalhe os dois primeiros pontos em tricô, passe o primeiro ponto trabalhado por cima do segundo jogando-o fora da agulha, deixando cair mesmo). A mesma coisa no final da carreira.

As cavas estão prontas.

Continue trabalhando, normalmente, no ponto que estiver fazendo, e a 30 cm do início do trabalho arremate os pontos.
 
As costas estão prontas.

FRENTE DIREITA

Na agulha 3 monte 32 pontos e trabalhe, sempre, os 5 primeiros pontos da lateral direita em ponto tricô, para o transpasse do casaquinho. Os 27 pontos restantes trabalhe em barra 1/1 (1 tricô e 1 meia) por 10 carreiras.

Mude para a agulha 3,5 e trabalhe, à 2 pontos da borda, a primeira casa do botão (2 pjt e 1 laçada). O espaçamento das casas dos botões é de 6 em 6 cordões de tricô (12 carreiras).

Continue trabalhando com os 5 primeiros pontos em tricô e  os 27 restantes no ponto fantasia que você fez as costas.
A 21 cm do início arremate na lateral esquerda do trabalho, direita no avesso, a cada duas carreiras, 1 vez 3pjt, 1 vez 2pjt e 1 vez 1 ponto em mate simples, como trabalhou nas costas para a formação da cava.

A 5 cm do início da cava, arremate na lateral direita do trabalho, pelo direito, para a formação do decote, a cada duas carreiras 1 vez 10 pontos em mate simples, 1 vez 3 pontos em mate simples, duas vezes 1 ponto e 1 vez um ponto, tudo em mate simples.

A 30 cm do início arremate todos os pontos em mate simples.

FRENTE ESQUERDA

Trabalhe igual a frente direita, só que invertendo o lado da cava e do decote, sem fazer casas dos botões.

MANGAS

Na agulha 3 monte 42 pontos e trabalhe 10 carreiras na barra 1/1. Mude para a agulha 3,5 e continue o trabalho no ponto que quiser. Na décima quinta carreira, aumente na segunda malha da agulha 1 ponto, faça o mesmo na penúltima malha da agulha. Continue trabalhando normalmente.
A 20 cm do início, arremate nos dois lados, para o arredondamento da cava, a cada 2 carreiras, pelo lado avesso, 1 vez 3pjt, 1 vez 2pjt, 8 vezes 1 ponto (mate simples), 1 vez 2pjt e 1 vez 3pjt.
A 27 cm do início arremate os pontos em mate simples.

MONTAGEM

Una os dois lados das mangas até a altura da diminuição para as cavas.
Agora, una os ombros das costas com o das laterais. Una as laterais às costas, até a altura das cavas. Pregue as mangas ao redor das cavas. (Tudo pelo avesso.)
Pregue os botões na altura de cada cava, na lateral esquerda do trabalho.

GOLA

Com uma agulha de crochê, pelo lado direito do trabalho, levante os pontos ao redor do decote (83 pontos, distribuídos uniformemente) colocando-os na agulha 3 de tricô e trabalhe 4 cordões de tricô (8 carreiras de tricô). Arremate em mate simples.

Está pronto o seu casaquinho.



Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só pedir socorro. rsrsrs

Beijinhos a todas.

1 arteiras deixaram sua marquinha:

Juliana disse...

Oláá,
Gostei do seu casaquinho para bebe. Gostaria de saber se vc faz para vender ?

Obrigada,
Juliana

Postar um comentário

Oi, que bom que você visitou o meu cantinho!
Deixe seu email ou blog para que eu retribua a visita.
Beijos.
Mirna