terça-feira, 13 de outubro de 2009

MAÇÃS NO PANO DE COPA E FOGÃO!

O feriado foi muito produtivo, pois consegui fazer alguns trabalhos!

Um deles foi esse conjunto de panos de copa e fogão, com motivo bem delicado e sutil: maçãs!

Sinceramente, nunca achei muito fácil pintar maçãs, porque deixá-las com naturalidade na pintura é muito difícil.

Mas, segui o passo a passo da Bia Moreira e deu super certo, e o resultado o melhor possível.

Como minha pintura ficou muito boa, estou compartilhando com vocês esse risco e o passo a passo!

Espero que o resultado seja tão bom quanto o meu, ou até melhor!

Então, além dos materiais de praxe, vamos precisar de:
* Um pano de copa, com dimensões 50x70cm;
* Um pano para fogão, com dimensões 50x35cm;
* Tinta para tecido Acrilex nas cores: incolor(clareador), branco, sépia, verde grama, cinza lunar, verde oliva, verde pântano, verde musgo, verde folha, verde abacate, amarelo limão, amarelo ouro, vermelho escarlate, púrpura e vinho.


Risco para o pano de copa.


Risco para o pano de fogão.

Vamos começar a pintura pelo pano de copa.



Inicie a pintura fazendo o chão do risco. Para isso utilize o clareador, em volta de toda a parte inferior do risco, ou seja, de das frutas que estão apoiadas no chão que você irá delimitar. Após a aplicação do clareador, utilize o sépia nas partes escuras, sempre com movimentos horizontais com o pincel, para que dê efeito de terra.


Na parte da frente do risco, utilize a tinta verde musgo, interagindo sempre com o sépia, para que não dê efeito chapado na pintura. Não se esqueça dos movimentos horizontais do pincel.




Finalize o chão.

DICA: O chão da pintura deverá ser muito sutil. Por isso, não exagere em sua extensão e nem na quantidade de tinta. Um chão muito extenso e marcado torna a pintura pesada.



Passaremos, agora, para o fundo da parte superior do risco. Vamos utilizar o clareador e a tinta cinza lunar.


Faça os galhos usando a tinta sépia, em toda sua extensão, iluminando com branco. Para obter um efeito natural, não se preocupe em fazer o galho simetricamente, pois a natureza não é simétrica.


Nas folhas, marque inicialmente sua sombra, utilize o verde musgo e a acentue com o verde pântano. Preencha a folha com verde abacate, ilumine com verde folha e branco.

 
Faça folhas mais escuras e outras mais claras, dando um toque natural a sua pintura.



Para as maçãs, inicie com o amarelo ouro para marcar sua parte mais clara, faça movimentos verticais, sempre de baixo para cima.


Com o sépia, marque o fundinho da maçã.


Com o vermelho escarlate, faça movimentos verticais, de cima para baixo, interagindo com o amarelo. Não preencha toda a maçã com o vermelho. Proceda da mesma forma com o púrpura e vinho, sempre a cor nova interagindo com a cor anterior.


Veja que não preencho a maçã com uma única cor.


Sempre faça a interação das cores, para que sua pintura fique bem natural. Ilumine a parte de baixo da maçã com o branco.



Utilize um pouco de azul inverno na parte que a luz incide sobre a maçã, para dar um efeito aveludado na mesma.



Realce o fundinho da maçã com a tinta branca.





Faça pequenos miosótis para realçar e valorizar o risco.


Com o cabo do pincel faça o miolo dos miosótis, usando o amarelo limão.
Com a caneta Acrilpen Marrom, faça pequenos ramos, para compor a pintura.


O pano de copa está pronto!

Repita os mesmos procedimentos para a pintura do pano de fogão.



Espero que tenham gostado!
Depois me contem o resultado da pintura de vocês!

11 arteiras deixaram sua marquinha:

daniele dias disse...

ola querida,suas maçãs ficaram lindas!
mais um paninho que vai pra minha listinha pra pintar,adorei as sua explicações
beijos

Renata Rossini disse...

Parabéns, ficaram lindoooss
BJS

angelita disse...

Ficaram lindas, meus parabééns!
Bejinhos

Paula Cabral disse...

Olá Mirna,
AMEI essas maças ...
Lindíssimas e o passo a passo um show ...
PARABÉNS lelo maravilhoso blog ...
Beijinhos e bom fim de semana.
Paula Cabral

Anônimo disse...

AMEI SEU TRABALHO!PARABÉNS,Também faço pintura em tecidos e aprendo muito com voce,meu nome é ANA MARIA.Meu e-mail é rccanamaria@hotmail.com, meu blog é atelie-anamaria,blogspot.com mas ainda o meu blog não está completo,mas está ficando lindo espero que goste,se quizer já pode acessa-lo.Espero tornar-me sua amiga e quem sabe trocarmos experiencias.DEUS TE ABENÇOE.BEIJOS.Sua amiga Ana.Por favor mande sua resposta em meu e-mail.ATÉ LÁ.

Erlesa disse...

Eu amo seus passo a passos! Muito obrigada por compartilhar.
Suas maças estão lindas. Parabens.

maria da glória disse...

adorei, agora vou aguardar o passo a passo da pintura do pêssego,rosas e hortências, pois a sua pintura ficou perfeita. bjs
glorinha

Unknown disse...

Mirna parabéns você pinta muito,suas pinturas são encantadoras ,amei todas as suas pinturas e seu blog também é muito bom,mas eu também tenho um blog visite o meu artesanatocomqueli.blogspot.com obrigada.

Ilsa e Débora. disse...

Oi!!!
Que pintura mais linda! Ficou incrível!
Adorei o seu cantinho.
Ficaria feliz se visitasse o meu, pois lá tem umas receitas de crochê e alguns riscos!
pontinhosperfeitos.blogspot.com
Até mais,

Débora e Ilsa.

Unknown disse...

lindooooooooooooooooooo, vou tentar fazer uma dessa pra minha mãe

Unknown disse...

Legal, estou começando e quero muito fazer essa maçã.

Postar um comentário

Oi, que bom que você visitou o meu cantinho!
Deixe seu email ou blog para que eu retribua a visita.
Beijos.
Mirna