terça-feira, 3 de novembro de 2009

PARA ALEGRAR O AMBIENTE!!!

O verão se aproxima e com ele o desejo de ambientes alegres e vibrantes. Nada de tons sóbrios na estação mais desejada por todos, principalmente por nós brasileiros.

As altas temperaturas refletem também na decoração dos ambientes domésticos, inclusive no cômodo mais utilizado da casa: a cozinha.

Não dizem que é na cozinha que a vida acontece...
Pois é, que ela esteja bem decorada e alegre para nos proporcionar momentos de prazer, não acham?!

Então trouxe um motivo que traduz muito bem a vibração do verão, espero que gostem.



Para executar o trabalho acima, você irá precisar, além dos materiais básicos já mencionados em outros trabalhos, de tinta para tecido nas cores verde pistache, verde oliva, sépia, verde pântano, verde musgo, verde folha, verde pinheiro, branco, cinza lunar, amarelo cádmio, amarelo ouro, amarelo limão, laranja, caramelo, cerâmica, siena natural, vinho, púrpura, vermelho escarlate e clareador (incolor).

Vamos iniciar o trabalho????

Inicie o trabalho pelo chão da pintura, usando o clareador (incolor) e siena natural. Marque a parte onde as frutas se encontram com o sépia, para dar profundidade à pintura.


Faça a pintura do fundo do risco usando o clareador e amarelo limão nos pontos onde você incidirá a luz e com verde pistache onde quiser dar sombra ao risco.
Pinte as folhas da forma em que fiz nas publicações anteriors usando o verde pântano, verde pinheiro, verde musgo e iluminando com branco.
Para fazer a jarra, faça primeiro o líquido, usando o amarelo cádmio, e clareando o meio com branco. Depois, com o cinza lunar esfumace delicadamente as extremidades da jarra, lembrando que o excesso de tinta impedirá que a sua pintura dê aparência de vidro à jarra.
OBS.: A pintura de transparências requer experiência em pintura em tecido, então faça com bastante calma.



Com a tinta branca, dê o aspecto de vidro à jarra, usando sempre pouca tinta.

Veja que marco somente alguns pontos da jarra, somente para dar o efeito de transparência.



Inicie a pêra, usando o amarelo ouro em toda a sua extensão. Depois marque dois pontos laterais com a tinta caramelo para conferir volumetria à pêra.
Ilumine seu interior com branco, dando batidinhas para que ela fique com um aspecto bem natural.


Repita o procedimento anterior na outra pêra, mas irá utilizar cores diferentes. A base será em amarelo limão, a marcação inferior em verde folha e a superior em marelo cádmino. Ilumine com branco, como mostra a figura.


Na maçã, utilize na sua base o vinho, e logo acima a cor púrpura e vermelho escarlate. Junto ao cabo, para dar o fundinho da maçã, use também o vinho. Na parte de cima, utilize o amarelo limão e amarelo ouro.


Com o vermelho escarlate, faça a interação entre o amarelo e o vermelho, sempre em movimentos ascendentes, ou seja do vermelho para o amarelo.
Ilumine e faça pontos de luz com o branco.


Utilize vinho, púrpura, vermelho escarlate e amarelo ouro para os morangos, sempre iluminando com branco.

Lembre-se que fiz todos os cabinhos das frutas usando o sépia e iluminando com o branco. Nas folhinhas do morango, usei verde pinheiro e musgo, iluminando com branco.

Para fazer um composé e deixar sua pintura mais graciosa, faça margaridas junto às pêras e flores brancas próximas aos morangos.






Vocês não acham que ficou super alegre???!!!
Espero que façam, e me passem a opinião de vocês!


1 arteiras deixaram sua marquinha:

Cristina disse...

Boa noite, andando pela net encontrei você, adorei as suas pinturas, maravilhosas, e que paciência para ensinar.
AMEI, continue assim, agora sempre vou dar uma passadinha aqui.
bjosssssssssssssssssssssss
cristinamrp@yahoo.com.br

Postar um comentário

Oi, que bom que você visitou o meu cantinho!
Deixe seu email ou blog para que eu retribua a visita.
Beijos.
Mirna